4 DiScOvErY


A OPA E A guerra das Operadoras!!! Quem fica a ganhar??? by carioca
Outubro 7, 2006, 10:57 pm
Filed under: Mercado

_design_header_right_pic.jpg

A fusão Optimus/TMN, caso a OPA lançada pela Sonae com sobre a PT seja aprovada, poderá levar a uma subida média dos preços da chamadas móveis de 3,8%, segundo adianta um estudo da Anacom divulgado pelo Expresso.

A fusão entre as duas operadoras móveis pode representar ganhos para a nova empresa resultante da operação avaliados em mais de 7 mil milhões de euros.

entretanto….

O presidente da Vodafone Portugal, António Carrapatoso, admite recorrer aos tribunais caso a oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela Sonaecom sobre a Portugal Telecom (PT) seja aprovada.

Em entrevista concedida ao semanário Sol, Carrapatoso revelou que a sua empresa pode vir a dar conta da sua opinião a Bruxelas, nomeadamente «sobre a operação e o projecto de decisão se ele vier a ser definitivo.»

Em Suma:
Se isso acontecer, a Optimus/TMN, ficará com cerca de 60% do mercado e a Vodafone, com 30%. Não é uma disparidade muito grande? 60% do mercado é uma concentração. O consumidor perde com menos concorrência o zé povinho fica de novo a a perder.

Anúncios

9 comentários so far
Deixe um comentário

Isto para mim tina uma solução, apesar de ser a longo prazo é claro, era lançar mais uma licença ou duas para novas operadoras…

Comentar por fasfa

Segundo me disse um amigo meu que trabalha na sonae, o que se pensa la dentro neste momento nao é bem isso, isso é apenas o principio.
O que o tio belmiro gostava de fazer, era abandonar a rede movel parcialmente, repara, neste momento ele na rede da PT ou assume o telefone ou assume a tvcabo, ele tem de escolher, das duas uma, caso ele abandone a rede movel dele, e a da tmn, ele poderia tomar conta da pt e da tvcabo, mas isto sao especulaçoes, parece-me que o que realmente querem fazer foi o k aconteceu em frança. é vender parte ou a totalidade do conjunto tmn/optimus à ORANGE, a unica rede europeia capaz de fazer concorrencia à vodafone em portugal. e assim ficamvamos com duas operadoras como em frança, a vodafone e a orange, e em inglaterra a situaçao tambem é parecida.
caso isto aconteça o consumidor irá benefeciar em larga escala.
a orange por exemplo nao cobra sms dentro da rede em frança. e em alguns paises as sms ja sao gratuitas mesmo para outras redes.
Mas isto é uma especulaçao que so poderá ser verificada uma vez conluida a opa. ou seja, ficamos sem ter onde nos agarrar a nao ser à vodafone. isto por parte da sonae tem k ser muito bem pensado, coisa k acredito que ja esteja feita à muito caso contrario nao teriam dado o primeiro passo.
duvido muito que a sonae fique com a totalidade das telecomunicaçoes. a ideia deles deve ser ficar com a tvcabo, a pt e parte das telecomunicaçoes. assim a empresa fica com mais segurança que ficar só com redes moveis. lembrem-se que o futuro neste momento é o wifi e a internet movel e isso significa que qualquer dia qualquer telemovel com capacidade GPRS irá conseguir fazer chamadas voip para qualquer ponto do planeta a custo ZERO! as telecomunicaçoes provavelmente terao os dias contados caso isto aconteça e a skype ja anda com ideias e a lançar os primeiros aparelhos a custos baixissimos. imaginem que as SMS passam de SMS 160 caracteres a e-mails… o telemovel so precisava de funcionar em 3.5G tal como as placas dos portateis que ha no mercado, terem mais potencia serem pocket pc’s e ja esta, chamdas de graça a quem tambem tiver net no telemovel…
a sonae deve querer a todo o custo a tvcabo, ao menos ai aguenta-se com mais segurança (penso..)
isto sao so os meus pensamentos e o que eu tenho ouvido. nao ha nada de concreto nisto. caso se verifique… melhor 🙂

Um abraço

Comentar por presidente

Caro Presidente!!!
Fuga de informação Presidente…:)

Comentar por 4 Discovery

O presidente disse tudo. Poucas pessoas se aperceberam que a Sonae é alimentada pela France telecom e pelo grupo Orange (nos móveis). Eu não sei se os telemóveis não têm futuro, apenas sei que a rede de cobre e da fibra óptica vão-se impôr. Por outro lado se a Sonae falhar a OPA vai ficar a patinar porque ainda não tem estrutura p/ se impor no mercado. Em breve teremos larguras de banda dps 100M e a sonae ainda lá não chegou e vai levar tempo…

Comentar por Jonblue

Um óptimo raciocínio “presidente” e também já fico a pensar. Será?

Comentar por Carlos Correia

sim eu penso que caminhamos nesse sentido.
neste momento no japao está em fase de testes a 4 e a 4.5G coisa que cá ainda nao se imagina. neste momento em inglaterra podes ter net sem fios num portatil a 8mbps, e futuramente a 16 ou 20. no japao a 4G/4.5G que está em testes, com o pc parado tens 1 giga de net e com ele em andamento 100mb + -. isto sao velocidades que para ja nos soam um bocado a treta mas lembrem-se quando o ADSL acabou com os modems 56k e os rdis, e depois saltou para 1mb quando quase toda a gente no maximo tinha netcabo a 600kbps e depois 2mb e agora plo menos eu tenho net a 20mb da clix, muita gente agora terá a 25 na netcabo e para os proximos 2 anos o VHDSL a 100mbits, mas mesmo assim a revolucao, a verdadeira revolucao terá de ser feita na net movel, telemoveis, portateis, pda’s e aqueles novos portateis que parecem livros, os tais que sao muito usados pelos treinadores de futebol, e um aparelhinho daqueles com net a mais de 500kb significa voip…

Comentar por presidente

Bah … Só vejo a concorrência (!) a diminuir com isso … mas logo se vê … antes disso vêm aí a electricidade … mas essa já se sabe os efeitos que irá ter em janeiro 😦

Comentar por SoMeOnE

enviem-me o vosso numero de telefone

Comentar por marisa vemba

boa tarde podem dar-me o vosso numero de telefone

Comentar por marisa vemba




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: