4 DiScOvErY


Sony perde 300 dólares por cada PS3 vendida by carioca
Novembro 22, 2006, 5:50 pm
Filed under: Mercado

a3f33af5b3223b1d95250bee2cecea83.jpegSegundo uma empresa especializada em electrónica, o fabrico de cada PlayStation 3 orça em mais de 800 dólares, um valor bastante superior ao preço da consola. A conclusão teve como base o custo dos componentes, excluindo periféricos.

No momento em que está a ler este texto já a PlayStation 3 está à venda nos Estados Unidos, confirmando-se a previsão de que a consola esgotaria em poucas horas, apesar do número considerável de unidades distribuídas neste mercado, quando comparado com o japonês (400 mil, contra 80 mil).
Não obstante o seu sucesso, e apesar de pouco acessível, a Sony perde dinheiro com o sistema, cujo preço é inferior ao real custo de produção. Este dado ganha especial relevância desde a divulgação de um estudo de uma empresa especializada em electrónica, que traçou um panorama idêntico.

Segundo a iSuppli, fabricar a PlayStation 3 de 20 GB custa à Sony 805,85 dólares (cerca de 630 euros), um valor bastante superior ao preço de venda ao público nos EUA (499 dólares).
A estimativa tem como base o custo de cada componente e não inclui o preço de acessórios, como o comando e os cabos.
A pesquisa indica que a Sony perde mais de 300 dólares por cada unidade de 20 GB vendida, e cerca de 240 dólares no caso da versão de topo, de 60 GB, cujo preço é de 599 dólares.

«A perda é assinalável, até mesmo para um mercado como o de videojogos», referiu um responsável da iSuppli, Andrew Rassweiler. Apesar do aparente “choque”, o responsável confessou-se «impressionado» com a plataforma, a nível de design e engenharia. A concepção da PS3 «não tem nada de acessível», declarou.
A maior mordomia reside no suporte ao formato óptico de nova geração, Blu-ray. Outras características que encarecem bastante o preço final são a ligação HDMI (alta definição) e a arquitectura complexa do processador Cell, com nove núcleos.

A conclusão do estudo coincide com uma outra da Merrill Lynch, publicada em Fevereiro. Na altura, a consultora previu custos semelhantes, mas admitiu que estes descessem até aos 320 dólares em três anos.
No ano passado, a iSuppli estudou os custos de produção do hardware Xbox 360, tendo na altura concluído serem superiores em cerca de 100 euros ao preço da consola.

Fonte: Ciberia 


Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: