4 DiScOvErY


Escrever com o olhar já é possível!!! by 4 DiScOvErY
Dezembro 5, 2006, 3:34 pm
Filed under: gadget news, News Of the World

Um investigador japonês apresentou um sistema que possibilita escrever no computador através do olhar, sem necessidade de usar as mãos ou a voz. O invento poderá ser muito útil para quem está imobilizado.

escrever e olhar– E se pudesse escrever no computador sem ter de usar as mãos e a voz?
O sonho é já uma realidade no Japão, país onde Kohei Arai, professor de ciências da computação na Universidade de Saga, no sul do Japão, criou um sistema que permite digitar apenas olhando para as letras no monitor.

O projecto, desenvolvido pela Universidade nipónica e recentemente apresentado pelo seu mentor, baseia-se no uso de um monitor, de uma câmara e de software especialmente desenvolvidos para o efeito.

A máquina é capaz de reconhecer o centro do rosto a partir de gradações de luz e de sombra sobre a pele, identificando, assim, seis pontos-chave em volta dos olhos do utilizador.
A partir destas referências, o computador consegue determinar a posição do rosto e as deslocações do campo de visão, tornando possível a escolha de caracteres.

O programa faz aparecer na parte inferior do monitor um teclado virtual. Quando o utilizador olha para uma dada letra o sistema reconhece-a e selecciona-a, fazendo-a aparecer no ecrã.
Parece telepatia mas, na realidade, é só a ciência ao serviço das nossas necessidades.

Contudo, existem algumas condições para o correcto funcionamento do sistema. É necessário manter uma distância de 30 centímetros do ecrã e uma distância de 2,5 centímetros entre uma tecla e outra no teclado virtual.

O criador do protótipo garante que este sistema representa um avanço em relação aos seus antecessores, já que não exige o uso de máscaras, sendo menos invasivo.

No futuro, a Universidade de Saga pretende desenvolver aplicações para hospitais e clínicas que permitam aos doentes imobilizados ou sem voz activar comandos remotamente ou pedir ajuda com o movimento dos olhos.

Fonte: Ciberia

Anúncios

3 comentários so far
Deixe um comentário

Temos um projecto portugues do mesmo estilo:
http://www.ipg.pt/magickey

Comentar por Pedro Pinto

Espero que um dia se dê o mesmo relevo ao que se faz em Portugal. A Magic Key está claramente à frente deste sistema japonês. Como se diz neste peça, é necessário que as teclas no ecran tenham uma distância de 2,5 cm! Com a Magic Key a precisão ao nível do movimento do rato é feita o nível do pixel. Já agora permite também efectuar qualquer tipo de click com o piscar dos olhos!
Como autor desta aplicação, os meus “parabéns” a muitos jornalistas portugueses que continuam a dar destaque só ao que se faz no estrangeiro.

Comentar por Luis Figueiredo

Ei Toni, enervas-te ali o Figueiredo..Mas tá muito fixe

Comentar por Von_Croy




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: