4 DiScOvErY


Acelere o seu WinXP by carioca
Fevereiro 4, 2007, 4:14 pm
Filed under: Tutoriais

compras-por-internet.jpgMuita gente está neste momento a ponderar se deve ou não investir numa nova máquina, primeiro porque o seu PC está lento e instável e depois porque saiu agora o Windows Vista, quanto ao segundo ponto devo dizer que não considero ser muito boa política investir num sistema operativo aquando do seu lançamento, especialmente se este é da Microsoft, mais importante ainda é o facto de um PC de baixa – média gama actualmente não ser ainda o ideal para correr o Vista.

Relativamente ao primeiro ponto, a não ser que tenha um computador já com bastantes anos é provável que o problema não seja do hardware, mas sim do software que tem instalado, logo tem solução e é mais simples do que poderá pensar. Decidi então criar este pequeno tutorial de forma a tornar o seu computador mais rápido, estável e seguro, para que ainda se aguente mais uns aninhos.

Em primeiro lugar tem que perceber o uso que dá ao seu sistema, se apenas o utiliza para processamento de texto, net, música e vídeo deverá considerar seriamente instalar GNU/Linux, mesmo que seja um utilizador sem grandes conhecimentos informáticos, para estes propósitos uma distribuição como o Ubuntu por exemplo é bem mais simples de utilizar do que o Windows, caso tenha dúvidas tem bastante documentação que pode consultar e uma enorme comunidade sempre pronta a ajudar. Obviamente que com o GNU/Linux poderá fazer de tudo, correr virtualmente qualquer aplicação que existe para Windows, incluindo jogos, e muito mais, mas para isso precisa de mais alguns conhecimentos e terá sempre problemas e incompatibilidades. Como este tutorial se destina ao utilizador comum passemos à frente.

A causa mais comum de lentidão e instabilidade numa máquina Windows é, para além do próprio sistema operativo, virus, worms, spyware e outras bichos. Portanto o primeiro passo é livrar-se destas pragas, para isso vá a http://www.kaspersky.com/virusscanner e faça um scan online gratuito.
Depois de ter o PC limpo de vírus instale um bom anti-vírus, eu recomendo o AOL Active Virus Shield, para além de ser gratuito utiliza o motor do Kaspersky, mas atenção nunca instale mais do que um anti-virus, se já tem um bom anti-virus instalado, verifique se está actualizado e se tem licença (muitos fabricantes de pc pré instalam anti-virus nos computadores, mas versões shareware), no caso de cumprir estes requisitos e o scan que fez anteriormente não ter detectado nada, mantenha-se com o anti virus que possui, caso contrário desinstale-o e instale o Active Virus Shield .

Agora que o seu PC está protegido, chegou à altura de se livrar do lixo. Desinstale tudo quanto é programa que não necessite e retire os programas que não necessita do startup, para isso vá ao menu iniciar -> run e escreva msconfig vá ao semparador “startup” e descelecione todas as opções que não lhe interessam.

 

startup.jpg

Qual a principal diferença entre o sistema de ficheiros do Windows e dos outros Sistemas Operativos?
A resposta a esta pergunta é a fragmentação, e um disco fragmentado pode reduzir em muito à performance do sistema, portanto desfragmente-o com regularidade, para este efeito recomendo o O&O Defrag, infelizmente este programa é comercial, mas não desespere existem vários programas freeware para este proposito e o próprio Windows trás uma ferramenta para este fim, clique com o botão direito do rato sobre a drive que pretende desfragmentar, clique em propriedades, vá ao separador ferramentas e seleccione a opção desfragmentar agora.

defrag.jpg

 

Outra particularidade engraçada do Windows é o registo que tem tendência para se encher de erros, o que também pode atrasar o sistema, existem inúmeras aplicações para corrigir estes problemas, algumas gratuitas outras comerciais, eu recomendo o Crap Cleaner, uma pequena aplicação gratuita que permite também limpar o lixo que se acumula no disco, vai ficar surpreendido a primeira vez que correr esta aplicação.

Passemos às aplicações, se tem 512Mb de memória RAM no seu PC, tem memória mais que suficiente para correr o Windows XP com fluidez, no entanto se utilizar aplicações pesadas é obvio que o seu computador se irá ressentir. Por exemplo enquando está a navegar na net é comum estar também a ouvir música, a fazer o download de torrents e ter o anti virus e o messenger a correr, mas dependendo das aplicações que está a utilizar para fazer cada uma destas coisas a performance do sistema pode ser completamente diferente. De seguida deixo uma lista com as minhas escolhas para cada campo, a grande maioria para além de ocupar poucos recursos são freeware.

Browsers
Opera ( Neste campo a escolha parece-me obvia, mais leve, simples e seguro que os seus grandes rivais Firefox e Internet Explorer)

Instant Messaging e IRC
Gaim
Xchat

Cliente Bittorrent
utorrent
Bitcomet

Music Players
Foobar2000
musikCube

Video Players
Media Player Classic
BS Player (Comercial)
VLC

Processamento de Texto e Suite Office
AbiWord
OpenOffice

Outros
GCfilms (Para gerir a sua colecção de filmes)
Paint.NET (Editor de Imagem)
MultiMon Taskbar (Para multiplos monitores)
CDBurnerXP Pro (Suite para gravação de cd’s)
ImgBurn (Gravar imagens de CD/DVD)
DVD Flick (Criar DVD’s a partir de Divx, Xvid, etc)
Undelete Plus (Recuperar ficheiros eliminados)

Mais importante do que os pontos acima mencionados é o bom senso, ligue a firewall do Windows ou instale uma como a Comodo, mantenha o seu sistema operativo e anti-vírus actualizados e tenha muito cuidado com o que instala no computador, antes de instalar uma aplicação leia os termos e condições e por favor não clique em tudo o que pisca D

Tutorial Desenvolvido por:

Jorge Diogo Costa Soares

Anúncios

12 comentários so far
Deixe um comentário

[…] logo tem solução e é mais simples do que poderá pensar. Decidi então criar este pequeno tutorial de forma a tornar o seu computador mais rápido, estável e seguro, para que ainda se aguente mais […]

Pingback por Microsoft na Glob PT - » Acelere o seu WinXP

gostei 🙂
é uma boa orientação 😉

Comentar por luis martins

Muito bom o artigo, gostei de conhecer o “DVD Flick”, pois já andava à procura de algo semelhante…

Comentar por José Oliveira

Muito bom tutorial para a malta mais desprevenida.

De facto num teste recentemente criado a Comodo ficou com o 1ºlugar entre as firewall’s free e shareware.

😀

Comentar por Teixeira

Mt bom trabalho, agradecido .

Ja conhecia isto ou aquilo, mas ha algo novo obrigado.

Comentar por preto

parabens, primeiro comentário decente de como deixar a maquina mais rápida sem aqueles tutorias que ensinam a mexer no registro, alterar coisas aqui ali…na verdade não existe magica para ter ganhos significativos, com certeza se quiser melhor desempenho este tutorial é perfeito se não quiser gastar dinheiro, e tambem acho uma outra coisa importante a fazer é a verificação de erros do proprio sistema o CHKDISK, grande abraço a todos….

Comentar por Mandassaia

Meu word office 2000 está com problemas, como faço para reinstalar?

Comentar por Vinicius

Obrigado!!

Comentar por Vinicius

bittorrent é mais leve no baixak tem!!!

Comentar por Zvi Lucas

download aol 9.0 for windows vista

haha gotta love Windows…

Trackback por download aol 9.0 for windows vista

ok

Comentar por sammy

ESCOLHI ESTE POR TER MAIS SEGURANÇA PARA MEU PC. ESPERO QUE ATENDA O PROPOSITO.

Comentar por ADILSON C. CARVALHO




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: